Jump in

30 de abr. de 2012

■ Elevator Action: Uma ação inteligente, em edifícios

...E enquanto o agente 007 (personificado pelo grandioso ator Sean Connery) enfrentava a ameaça da SPECTRE, que havia roubado duas ogivas nucelares e ameaçava o mundo 'livre' com tais armas, e, confusamente o OUTRO 007 (personificado pelo grandioso ator Roger Moore) atacava com unhas, dentes e outras coisas mais a deliciosa Octopussy, iremos ao encontro de mais outro agente, com uma missão um pouco mais humilde, mas nem por isso, menos divertida!

Vamos conhecer o agente 17, nome código: Otto.

Otto é um agente secreto trabalhando para uma agência completamente secreta e desconhecida da população mundial.
Sua missão que fora aceita sem pestanejar é a de 'recuperar' (roubar poderia ser a palavra certa, mas...) documentos altamente secretos de um prédio aparentemente normal, mas forrado de guardas e seguranças altamente treinados e preparados para matar assim que virem alguma movimentação fora dos conformes do local. Para evitar uma grande confusão, o agente Otto irá entrar pelo telhado, onde terá o contato com o elevador pela casa das máquinas e, tendo conhecimento de que, as portas de cor diferentes do normal estão com os documentos, é imperativo que entre lá, recolha os papéis, fotos ou seja lá o que, e que saia com vida de sua missão.

A medida que o agente for chegando no andar térreo, a dificuldade vai aumentando. Apesar de não ter um timer visível, a dificuldade se torna maior a medida que vai se chegando aos andares mais baixos, consequentemente, existe um aumento da tensão (que não é pouca).

Para ter certeza de que o agente conseguirá fugir, no térreo, ao lado da porta, estará estacionado um (não estou curtindo com o nome do carro! Ele existe...) Ford Pinto, com as chaves no contato, preparado especialmente para a fuga do agente 17.

Agora, com um enredo desses, quem não ficaria empolgado? (tirando o carro, é claro! Por que raios não resolveram usar algo com um nome um pouco menos.... confuso, como um Pacer, por exemplo?)

A Taito, ao lançar esse jogo, criou um furor jamais visto na 'Era Dourada dos Jogos Arcades', com uma jogabilidade completamente diferenciada, uma trilha sonora inesquecível, criada por Imamura Yoshino, e tendo um nível de dificuldade crescente a cada prédio vencido, onde os inimigos começam a dar tiros mais rápido, pular e atirar, ou até mesmo deitarem para atirar, simplesmente era o conhecido 'must have' em todas as localidades que mexiam com videogames arcades.

Em 1985, a furiosa ação de Elevator Action começa a ser levada para os computadores pessoais da época, como o ZX Spectrum, MSX, Commodore 64, Amstrad CPC, Sega SG 1000 (um antepassado do Master System. No caso, o Master é retrocompatível com esse console), Nintendo NES/Famicom e GB/GBC.

Neste video, você pode ver algumas versões lançadas, mas, a versão mais assustadora é sem dúvida nenhuma, a do Atari 2600.

Segundo pesquisas, a versão Atari não foi lançada, mas um protótipo do jogo foi publicado e vendido ilegalmente pela GCE Services Corp. na Classic Gaming Expo de 2001, a qual foi detectada que estava a 95% pronta. Presume-se que, graças ao 'Crash dos videogames de 1983', foi o fator principal para o encerramento do projeto. Uma pena, se pensarmos que poderia ser o jogo com a melhor qualidade gráfica do console até a época...

O jogo teve uma continuação para o Arcade e para o videogame Sega Saturn:


Elevator Action II (ou Elevator Action Returns) conta com 3 agentes (Kart Bradfield, Edie Burret e Jad the Taff. Não dá pra deixar de ressaltar que a Taito não sabe escolher bons nomes para seus novos agentes...) e um novo estilo de missão, onde o grupo paramilitar está lutando secretamente contra um grupo terrorista que deseja criar uma 'nova ordem mundial' a custo de terrorismo, implantando bombas em diversos locais. Isso define uma grande alteração no estilo da ação, pois além de os agentes contarem com uma arma principal, como no primeiro jogo, contam também com uma armas especiais: um lança granadas, uma bazooka e uma espécie de lança bombas que só explodem quando é detectado movimentação inimiga.Claro que as habilidades de cada um dos personagens também foram expandidas, como pulos mais altos, golpes de artes marciais e armas diferenciadas que podem ser apanhadas no meio das missões. 

Neste jogo finalmente temos um final decente, diferente do primeiro jogo, onde só era alterado o prédio e aumentado o grau de dificuldade (mas quem é insano de reclamar de tal clássico?!?). A qualidade do cenário e o que vai acontecendo nele conforme o jogador vai avançando, deixa o jogo com um estilo diferenciado. Outra característica de Elevator Action II é que o personagem tem uma barra de energia, diferente do primeiro jogo, onde se o agente 17 levasse um tiro... Babau! Tá lá, mais um corpo estendido no chão.

O jogo, como comentado acima, teve sua primeira versão caseira para o videogame Sega Saturn, sendo depois inserido na coletânia Taito Legends 2, para o Sony Playstation 2, o primeiro XBOX e para o PC.

■ Curiosidades!
  • Elevator Action está na lista dos 100 melhores jogos de todos os tempos, de número 51, publicado pelo site The Killer List of Videogames (KLOV);
  • O jogo Dexter's Laboratory - Robot Rampage, que foi lançado para Game Boy Color, é apenas uma cópia descarada de Elevator Action 2...
  • Alguns capítulos do mangá Hellsing (pra quem não conhece, é uma série bem violenta. Não recomendo para crianças!), levam o título 'Elevator Action' (acho que vou ler o mangá só pra saber onde é. No anime não aparece tal relação);
  • Uma banda meio que desconhecida, que tem o nome de 14 Year Old Girls,  lançou uma música com o nome de????? Adivinhem...
  • A Square-Enix lançou em agosto de 2011, um remake de Elevator Action para o PS3 com o título de Elevator Action Deluxe:
O mais engraçado é comentar que a abertura do jogo lembra a abertura de um filme com o Leonardo diCaprio, chamado "Prenda me se for capaz".
...Juntamente com uma paródia feita pelos Simpsons, sobre o filme acima citado.

5 comentários:

A versão para Saturn é muito boa em sua jogabilidade. Não sou do tempo das versões mais antigas, mas vou procurar saber mais sobre o jogo.

Parabéns pelo texto.

Emerson obrigado pelo comentário.
Esse é um ótimo jogo e que até hoje nos oferece desafios.
Gosto muito das versões arcade e Nes.
Procure e se divirta.

Abraços,
Daniel
Equipe Games e Prosa

LOL

Esse jogo é muito divertido! Muito bom relembrar os velhos tempos dos video games

Meu, meio offtopic, mas vendo o vídeo do jogo para Saturn, me bateu uma puta saudade do console. Por favor, falem mais desse console aqui nas páginas. O Saturn tem vários jogos bons e que pouca gente conhece. Poderia citar vários aqui, mas os de rpg, luta e aventura (mr bones XD) humilhavam no console da sega. Abraços!!!!!!

E aê! Parabéns pelo trabalho!

O QUE ESTAVA ESQUECIDO VEIO A TONA MUITAS MARAVILHAS.

Gostaria de realçar o seguinte: Me bateu uma nostalgia e de uns dias pra cá, ao desenvolver um trabalho, escrevendo parte da minha história, grande foi a necessidade de relembrar meus tempos e acontecimentos na infância e adolescencia. E sem saber, no intuito de desviar um pouco da rotina na verdade (dos meus assuntos pessoais), qdo mais precisei, jamais imaginaria q o caminho de ativar e trazer da memória foi sem dúvida alguma, os clássicos do "ARCADE" q me presentearam com dias de façanhas e alegria. E agora estou aqui, adquirindo da sua bagagem, além do ótimo humor, em poucas palavras estende do "ARCAICO (Mestres)" ao SOFISTICADO um grande conhecimento. Com vc DORAEMON ganho um aprendizado q não estava no script, além claro de me divertir abessa com todos esses jogos e muito mais a disposição e eu não sabia. Ora, derrepente, agora possuo: A experiência da genialidade do passado + A tecnologia e sofisticação do futuro. Posso dizer: Faço parte da melhor geração de todos os tempos. Com essas dádivas clássicas dos fliperamas dos nossos tempos, resultou em Glórias Póstomas nos nossos dias.
VLW CÁÁÁRAA!
Abs. e prazer em conhecê-lo. /: ) Show Mlky Uhuuu.

Postar um comentário

Solta a voz