Jump in

31 de mar. de 2012

■ Review Dingoo A320 - Parte 1


E aí galera que acompanha o Games e Prosa, tudo tranqüilo?

Essa semana eu venho com um post interessantíssimo para quem curte emulação portátil e não tem grana suficiente para pegar um PSP ou um Smartphone para jogar aqueles jogos clássicos que fizeram parte da nossa infância. Muita gente já ouviu falar do Dingoo, mas devido ao fato de que o portátil é mais uma produção made in China, rola um preconceito absurdo na hora de indicá-lo para aqueles que desejam um produto barato e de qualidade (pasmem!). O intuito do post e trazer a vocês a minha opinião sobre o Dingoo e o que ele me proporcionou nesses 4 meses de jogatina. Serei bastante honesto sobre os prós e contras do aparelho, e espero que minha opinião possa servir para tirar algumas dúvidas daqueles que buscam uma alternativa para emular jogos antigos a um preço justo e acessível.
O post será separado em três partes para que não fique muito grande e de difícil leitura. Caso queiram perguntar alguma coisa sobre o sistema, usem os comentários. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Especificações
O modelo avaliado por mim será a versão A-320. Atualmente já existem outros modelos bem mais potentes, mas o preço também é maior. Acredito que para a necessidade de um retro gamer, o A-320 é mais do que suficiente para garantir uma emulação estável e de qualidade.

Processador e memória RAM
O cérebro da máquina é o processador ingenic JZ4732 de 336 MHz. É possível usar alguns homebrews para fazer o overclock da máquina, mas não recomendo, pois além de gastar mais bateria também pode causar danos físicos ao aparelho. A memória RAM conta com 32MB, e talvez esse seja o maior problema do Dingoo A320. Em alguns emuladores oficiais, por falta de otimização, há uma pequena lentidão no processamento dos jogos, principalmente os que usam efeitos de Model 7 (rotação e zoom), característicos dos jogos de Super Nintendo.

Memória interna
A memória interna do sistema possui a capacidade de armazenamento de 4GB, o que é mais do que suficiente para guardar as mais diversas ROMS, músicas e vídeos de pequena duração. Além da memória interna, o Dingoo também suporta cartões de memória MiniSD/SDHC, e com o auxílio de um adaptador é possível usar os populares cartões MicroSD, o que é uma grande vantagem na hora de rodas emuladores não oficiais do sistema.

Display
Outra coisa que me decepcionou no aparelho foi a sua tela de 2,8’. Talvez pelo fato de estar acostumado com o PSP – que possui uma qualidade assustadora -, não me senti confortável nos primeiros dias de jogatina. Toda vez que precisava focar um objeto sentia uma leve sensação de desconforto, principalmente em jogos que possuem cores muito vibrantes.  Outro ponto negativo é o fato da tela possuir pouca nitidez, dificultando a visibilidade em lugares que a luz do sol esteja mais intensa. Com o passar do tempo é possível que você se acostume com os problemas citados, mas como estou fazendo uma análise, achei justo citar todos os aspectos, sejam negativos ou positivos.


Saídas de vídeo, áudio, USB, Botões e Microfone
Uma das coisas que mais me deixaram feliz foi à saída de vídeo AV que o Dingoo possui. Com ela é possível jogar os jogos diretamente na sua TV, desde que você utilize os emuladores oficiais do sistema. Mas independente de qualquer coisa, é muito gratificante plugar o seu portátil na televisão e apreciar os vários clássicos na tela grande, e o melhor, com qualidade equiparável aos consoles físicos. Tanto o som (se o emulador for bom) como o vídeo ficam perfeitos em uma televisão de tubo, garantindo uma experiência bem satisfatória para os jogadores. O sistema também conta com uma saída de som P2 (para que você possa usar seus fones de ouvido), fora os alto falantes Sterio que ficam na parte inferior do aparelho. Se você optar por jogar sem os fones, vai se decepcionar um pouco, pois a caixas de som do Dingoo são muito ruins e o som sai muito baixo. Agora se você preferir usar os fones pode ter uma experiência mais interessante, principalmente se os fones de ouvido forem de qualidade.   
Ainda existe a saída USB 2.0 que é utilizada para recarregar o aparelho e transferir os seus arquivos do PC para o Dingoo. Sobre o microfone eu não posso falar porque não usei este recurso. Mas segundo li pela internet, não possui muita qualidade na gravação do áudio.

O Dingoo A320 possui 6 botões que se assemelham aos do Super Nintendo (A, B, X, Y, R, L, Start e Select). As posições são as mesmas dos consoles da Nintendo. A diferença fica por conta do “L” e do “R” que são muito pequenos e incomodam na hora de pressioná-los. O direcional é perfeito para qualquer tipo de jogo, especialmente para os jogos de luta. Dar meia lua é tarefa fácil para quem curtiu os fight games nos consoles mais antigos. O botão de liga/desliga do Dingoo fica posicionado na lateral e possui a sempre bem-vinda opção de hold, que trava o sistema e impede a comunicação dos botões, facilitando muito na hora que você estiver escutando música com o seu portátil no bolso. Por fim ainda temos o botão “reset”, que como o próprio nome já sugere, reinicia o aparelho em caso de travamentos inesperados.
Se tivesse que dar uma nota para o conjunto da obra minha nota seria um sonoro 8, pois apesar dos botões superiores serem bem ruinzinhos, o restante se comporta muito bem e te faz pensar que você está jogando no lendário joystick do Super Nintendo.

Preço
O meu modelo é o nacional da Dynacom que nas lojas estava custando R$250,00. Não sei se ainda é vendida a versão A320, mas o meu eu comprei usado e por um preço bem camarada: 120 dilmas! Não consegui acreditar quando encontrei o anúncio. Não pensei duas vezes na hora de adquirir o pequeno notável made in China. Aconselho a quem deseja comprar um Dingoo dar uma olhada nas ofertas de usados. Tenho certeza que o preço é bem mais acessível e, em muitos casos, o aparelho tem pouco uso, como foi o meu caso.

Pacote nacional


Dimensões
E pra fechar a primeira parte do review do Dingoo A320, resta falar sobre as dimensões e a portabilidade do aparelho.  Primeiro queria destacar que o portátil é muito leve, seu peso gira em torno 110 gramas. Não senti dificuldade ou cansaço na hora da jogatina, uma vantagem se comparado ao PSP.  Dimensões de 126 mm x 50 mm x 15 mm, ou seja, muito pequeno e cabe em qualquer bolso. Gostaria de destacar que a carcaça do Dingoo é pouco atrativa, o que facilita na hora do assalto no busão.

Encerrando a primeira parte do review
Como vocês viram, usei a primeira parte para falar dos aspectos técnicos do portátil. Na próxima postagem eu irei abordar sobre as funcionalidades do aparelho, sistema operacional, firmwares e toda a parte de software. Então é isso, espero que tenham gostado e até a próxima.

3 comentários:

Ja tive um desse...jogava de tudo..principalmente msx
Masss ele pereceu com 4 meses de uso....
nao tive sorte. ...

Puts, que sacanagem!
Eu tenho o Dingoo há 4 meses, e até agora não apresentou nenhum tipo de defeito. Estou me acabando nos Castlevanias de Game Boy Advanced. Inclusive, logo mais eu vou postar um texto sobre Aria of Sorrow. :D
Mas Elton, se vc der uma boa procurada, acho que dá pra conseguir um Dingoo A320 por uns 150 reais no máximo. E pela quantidade de emuladores que ele roda, considero um preço bem justo e acessível.
Grande abraço e continue acompanhando o blog^^

Sem dúvida um dos melhores emuladores do mercado.

A comunidade está bem ativa e sempre há novidades e atualizações de emuladores, tanto para o sistema nativo quanto para o dingux.

Postar um comentário

Solta a voz