Jump in

22 de abr. de 2012

■ Games e Música: Biografia Yasunori Mitsuda


Dando continuidade à série de posts sobre os magos dos jogos eletrônicos, depois de conferir a primeira matéria contando um pouco da história de Nobuo Uematsu, o compositor que iremos abordar hoje é outro grande talento surgido no Japão. A seguir, confira a trajetória de Yasunori Mitsuda, que devido a grandes trabalhos já realizados, entrou para um pequeno e seleto grupo de compositores consagrados no universo gamer. Esperamos que gostem e até a próxima!

Yasunori Mitsuda
Data de nascimento: 21 de Janeiro de 1972
Local de origem: Tokuyama, Japão

Nascido no Japão, quando criança, Mitsuda despertou em si o desejo de aprender a tocar piano e ser um grande músico clássico, mas por total desleixo, não conseguiu desenvolver o seu talento, preferia gastar seu tempo praticando esporte, o que fez com que logo desistisse das aulas.  Mas como o destino é implacável, após concluir o ensino médio e mais maduro com relação as suas escolhas, finalmente decide seguir carreira como músico, o que lhe obriga a mudar de cidade e ir morar em Tókio, cidade onde cursou a faculdade de música e pode conhecer um pouco mais sobre a fascinante cultura musical do Japão.

Já na faculdade, o nosso aspirante a gênio se dedicava com muito afinco aos estudos, o que fez com que ganhasse destaque entre um de seus professores, sendo este o responsável direto por Mitsuda seguir carreira como compositor de jogos eletrônicos ao lhe apresentar um pequeno trabalho, feito para a abertura de um jogo eletrônico de uma grande desenvolvedora japonesa. Fascinado com a idéia de trabalhar como compositor de mídia eletrônica e sem nada a perder, resolve enviar a sua própria fita demo para demonstrar o seu trabalho, mas como ele mesmo diz, o resultado foi “desastroso”. Apesar de todas as dificuldades, em 1992, finalmente consegue ingressar no mercado de trabalho.  Seu destino?   Nada menos do que a lendária Squaresoft.

Como vimos nesse primeiro trecho da biografia, a vida estava começando a lhe sorrir, mas o sonho parecia estar se transformando em um pesadelo.

Após entrar na Square, onde inicialmente foi lhe oferecido o cargo de compositor, Mitsuda teve uma grande decepção ao perceber que sua verdadeira função na empresa era como um coordenador de equipe, cargo que nunca foi de seu agrado. Cansado de ver seu talento sendo desperdiçado, em 1995, ele chega à porta do antigo vice-presidente da empresa, nada mais, nada menos, que Hironobu Sakaguchi, e da um ultimato: "OU VOCÊS ME DEIXAM COMPÔR, OU EU SAIA DESSA MER... COMPANHIA!". Dito e feito, visionário como Sakaguchi é, deu a ele a chance da sua vida: trabalhar como músico em um novo jogo da Square. A partir desse momento sua vida mudou completamente. Esse tal novo projeto era “simplesmente” Chrono Trigger, onde Mitsuda compôs quase todas as músicas, sendo acompanhado de perto pelo olho clínico de Nobuo Uematasu.

O restante da história todo mundo já conhece, o jogo foi um enorme sucesso, considerado por muitos como o melhor RPG da história, e ele se sagrava como uma das maiores promessas desde Nobuo. Após Trigger, Mitsuda trabalhou em alguns outros jogos de sucesso da Squaresoft, entre eles podemos citar o inesquecível Xenogears (também trabalhou na trilha de Xenosaga) e Chrono Cross (“sequência” de Trigger).

Estilo e influências musicais
A música de Mitsuda mostra frequentemente uma grande influência Celta. Isso é muito evidente na trilha de Chrono Cross em canções como: “Another Termina” e “The Dream Stars", assim como em seu álbum de arranjos de Xenogears, o maravilhoso “Creid”. O estilo do compositor é extremamente variado: enquanto em alguns de seus trabalhos temos canções mais orquestradas, em outros, temos composições ricas e alegres, como é o caso de "Chronomantic" uma versão caribenha de Chross.
Mitsuda sempre reconheceu o cinema popular como uma forte influência em seu trabalho, isto é mais evidente em seus temas de batalhas, como "The Brink of Death", que é usada em Radical Dramers e Chrono Cross. O tema principal de Chrono Trigger é outra clara influência do cinema popular japonês. Ele também usa um pouco o Jazz em seus trabalhos - o álbum "The Brink of Time" é uma mistura da trilha de Chrono Trigger em ritmo de jazz, tocado ao vivo pela Banda Guido.

Algumas de suas participações
- Mix Beat Attractions (1991)
- Wolf Team Co. Ltd (1991)
- Half Boiled Hero (1992)
- Final Fantasy V (1992)
- Secret of Mana (1993)
- Romancing SaGa 2 (1993)

Trilha sonora de jogos
- Chrono Trigger (1995)
- Radical Dreamers (1995)
- Front Mission: Gun Hazard (1996) (com Nobuo Uematsu)
- Tobal No. 1 (1996) (Masashi Hamauzu,Kenji Ito,Noriko Matsueda, Ryuji Sasai, e Yoko Shimomura)
- Xenogears (1998)
- Mario Party (1998)
- Bomberman 64 2 (1999)
- Chrono Cross (1999)
- Shadow Hearts (2001)
- Tsugunai (2001)
- Legaia 2: Duel Saga (2002)
- Xenosaga (2002)
- Shadow Hearts II (2003)

Outros trabalhos
- Xenogears: Creid (1998)
- Street Fighter Zero 3 Drama Album (1999)
- Biohazard 2 Drama Album: Sherry (1999)
- Biohazard 2 Drama Album: Ada (1999)
- 2197 (one song) (1999)
- Ten Plants (one song) (1999)
- Square Vocal Collection (three songs) (2001)
- Sailing to the World (2002)
- Hako no Niwa (2004)

Espero que tenham gostado. Qualquer sugestão de compositores, usem os comments.
Valeu, galera!

3 comentários:

Bela matéria! Yasunori Mitsuda é um dos meu compositores favoritos. Seus trabalhos são sempre diferentes uns dos outros, o que muito me agrada. Tem compositor que sempre segue a mesma fórmula do sucesso, o que acaba me causando cansaço de escutar sempre as mesmas músicas toda vez.
Aguardo o próximo texto com grande curiosidade sobre quem será o escolhido.
Grande abraço!

Valeu Daniel!

Yasunori Mitsuda tem ótimos trabalhos mesmo. Recentemente coloquei o álbum brink of time de CT para escutar no meu MP3 só para poder apreciar o seu trabalho com melhores arranjos.

Volte sempre

OS trabalhos de Mitsuda são muito bons! Mas não há como negar que em Chrono Trigger que ele arrebentou a boca do balão.

Parabéns pela matéria

Postar um comentário

Solta a voz