Jump in

27 de abr. de 2012

■ Journey: O nome já diz tudo.


A Thatgamecompany aprontou mais uma. O nome de sua nova aposta é simplesmente Journey, um jogo, no mínimo, exótico, como tudo que a produtora faz. Journey é uma obra de arte interativa (qualquer semelhança com ICO é... bem, deixa pra lá) que, apesar de não apresentar grandes desafios e possuir uma mecânica simples, compensa tudo isso com o seu maravilhoso enredo. Tamanha qualidade não pode ser medida em simples palavras, e por esse motivo, logo abaixo, você confere um vídeo pra esclarecer um pouco da belesa e singularidade proposta por Journey. São uns 20 minutos de Walk Through que irão traduzir um pouco da experiência que o jogo propõe.

O protagonista é uma criatura de pano que precisa alcançar o topo de uma montanha. No decorrer da aventura ele encontra divindades que o mostram o porque desta demanda. Mas não espere que isso lhe seja apresentado com diálogos... Aliás, esse é um dos pontos fortes de Journey.  Durante a viajem, você irá encontra monstros de pedra gigantes que aprisionam outras criaturas de pano. pano, e para seguir adiante, é necessário libertá-los.

A jogabilidade é bem simples. O personagem tem apenas duas habilidades: Voo e canto. Para voar, a criatura tira energia de um cachecol que aumenta de tamanho de acordo com sua evolução no jogo. Essa energia é carregada a partir do contato com outras criaturas de pano que você encontra durante a sua jornada. Portanto, nada de pular feito louco. Os pulos tem limite, o que é raro pra um jogo desse gênero.

O game ainda conta com um multiplayer muito interessante: Não há chat nem identificação de quem está jogando. Você simplesmente encontra criaturas como a sua no decorrer da aventura e decide se querem caminhar juntas, ou não. A experiência é muito empolgante e construtiva, pois exime o jogador de preconceitos, que infelizmente acontecem com muita frequência quando o assunto é multiplayer online. O que agrada é que o game se utiliza de uma linguagem universal de interação, fazendo com que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo fale a mesma língua que você.

Resumindo, Journey é surpreendente e, embora pouco desafiador, vai prender sua atenção com uma jogabilidade muito peculiar, uma trilha sonora de tirar o fôlego e um enredo diferente de tudo que você já viu.

Por tantos motivos, a equipe da Games e Prosa recomenda que você experimente o novo projeto da Thatgamecompany. Sinta toda a magia que o jogo oferece e aprecie cada momento de sua jornada, principalmente se você for fã de um certo estúdio japonês...

Exclusivo para PS3 

3 comentários:

Esse jogo é demais! Uma obra de arte em formato de game. Recomendo a todos jogarem essa clássico imediato.

Valew pelo comentário, Pedro. Concordo com vc, mais uma obra prima da Thatgamecompany.

Só fui conhecer a Thatgamecompany no PSP após jogar o maravilhoso flOw. Aliás, foi o único jogo dos caras que eu tive a oportunidade de provar. Pelo post, Journey parece meio 'ICO encontra SotC', não sei até que ponto ele é original como flOw, mas em breve testarei.

Postar um comentário

Solta a voz