Jump in

9 de abr. de 2012

■ Luto: Morre Jack Tramiel, fundador da Commodore International

Notícia triste para os retrogamer... 
Morreu hoje, aos 83 anos, um dos personagens mais influentes da indústria de consoles e computadores pessoais. 

Jack Tramiel foi o fundador da empresa Commodore Internacional e um dos maiores responsáveis pelo crescimento do mercado de vídeos games e computadores pessoais.

Nascido na Polônia em 1928, Tramiel sofreu na pele as consequências de uma guerra. Foi prisioneiro nos campos de concentração de Auschwitz, onde sofreu as piores torturas que um homem poderia viver. Mas mesmo com os traumas da guerra, foi exemplo de superação de deixou um legado de suma importância para as gerações vindouras. Em 1947, após o término da segundo guerra mundial, migrou para os Estados Unidos , onde anos depois, fundou a Commodore International. O objetivo da empresa era reparos em máquinas de escrever, mas com o tempo o próprio Jack viu que estava perdendo tempo e dinheiro, e que seu talento poderia render frutos bem maiores para a humanidade.

No começo da década de 80 lançou o Commodore 64, um dos primeiros computadores pessoais do mundo, e até hoje lembrado pelos saudosistas como uma grande invenção, principalmente quando o assunto é jogos eletrônicos.


Ainda na década de 80, Jack Tramiel deixa a Commodore (que viria a falir na década de 90) e compra uma divisão da Atari, que na época, além de consoles, também comerciava computadores pessoais. Com a aquisição da empresa, em 1984 surge a Atari Corporation. Um anos depois começa o projeto Atari ST,  um computador pessoal que fez muito sucesso, especialmente na Europa.


Jack Tramiel morreu no último domingo (8), aos 83 anos, na cidade da Califórnia.
Fica a nossa singela homenagem ao senhor que que deixa a vida para entrar na história.

2 comentários:

Com certeza foi uma grande perda para todos nós.
Descanse em PAZ!

Uma lenda se foi, Helton.
Complicado aparecer outro tão cedo.

E valeu por visitar o blog. Volte Sempre!

Postar um comentário

Solta a voz